sexta-feira, 12 de julho de 2013

Cultura Angolana

 Luanda, capital de Angola, é mais habitada onde as diferentes culturas se juntam com o objectivo de divulgar as diferentes tradições das suas origens como o merengue, kazucuta, kilapanda e semba. Na ilha ao largo da costa de Luanda, nasce a rebita, um estilo que tem por base o acordeão e a harmónica. 
O Nosso Kuduro
A Nossa Rebita
O semba que partilha raízes com o samba de onde a palavra tem origem e significa umbigada, é também predecessor da Kizomba e Kuduro. Que são estilos musicais de características urbanas, que surgem com as cidades, em especial com o crescimento de Luanda, a volta desta capital, criam-se grandes aglomerados populacionais os musseques.

O respeito e a admiração pela música, dança, provérbios e vivência das gentes, o interesse pela música tradicional e pela cultura suburbana enquanto divulgação dos usos e costumes da linguagem e cultura angolana são as linhas mestre das canções daquela época. A música era para eles uma forma de lutar sem armas, era uma forma de resistência cultural.
Actualmente isso já não se vê com a mesma intensidade de antes, Hoje em dia ainda existe pessoas que usam as suas músicas para defender as suas culturas e origens mas poucas são as pessoas que fazem isso.


Sem comentários:

Enviar um comentário